Informativo

TRAJETÓRIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO NA UFV: O PAPEL DA CISTA

É com grande satisfação que compartilhamos o avanço do Processo SEI 23114.910976/2022-24 referente à implementação do Programa de Gestão de Desempenho na Universidade Federal de Viçosa – UFV, sob a gestão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PGP/UFV que, atualmente, está sob apreciação do Conselho Universitário (Consu/UFV), .

Desde o início desse processo, a Comissão Interna e Supervisão do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Técnico-administrativos em Educação – Cista/UFV, desempenhou um papel fundamental. Acompanhando de perto a elaboração da minuta da resolução que regulamentará a matéria na UFV, a Cista foi essencial na garantia da representatividade e defesa dos interesses dos servidores técnico-administrativos.

A minuta foi elaborada considerando o Decreto 11.072/2022, de 17 de maio de 2022 e a IN 24/2023 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI. Durante esse processo, a Cista teve dois conselheiros representando a comissão, nomeados por meio da Portaria UFV 0662/2022, tendo à frente o professor Luiz Antônio Abrantes como presidente. A minuta foi submetida à Cista em dezembro de 2023, porém, devido ao lançamento da IN 52/2023 pelo MGI no fim do mesmo mês, o processo retornou à PGP para adequações.

Percebendo a relevância e o impacto do programa na vida dos servidores técnico-administrativos da UFV, a Cista decidiu ampliar o diálogo com a comunidade, buscando ouvir suas dúvidas, críticas e sugestões. Para isso, foi elaborado um questionário que obteve uma significativa participação, refletindo as preocupações e expectativas dos envolvidos. Além disso, as respostas foram compartilhadas com as entidades representativas dentro da UFV, como Asav, Atens e Sinsuv, e com conselheiros do Consu, em reuniões conjuntas. Esse processo democrático permitiu uma contribuição valiosa, que foi incorporada à minuta.

Neste momento, a responsabilidade está nas mãos dos conselheiros que nos representam no Consu, os quais terão a importante tarefa de levar adiante os interesses e preocupações dos servidores técnico-administrativos da UFV.

Em suma, a trajetória para a construção do Programa de Gestão de Desempenho na UFV foi marcada pelo compromisso e participação ativa da Cista, que desempenhou um papel crucial na defesa dos interesses dos servidores técnico-administrativos e na busca por uma implementação justa e eficaz do programa. Agora, mais do que nunca, é essencial que os conselheiros atuem com responsabilidade e sensibilidade, garantindo que as vozes e necessidades da comunidade universitária sejam devidamente representadas e consideradas. Juntos, estamos construindo um futuro mais justo e colaborativo para todos os envolvidos na UFV.